sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SETEMBRO SABÁTICO (voltando à postar!)



Há 13 anos, seguindo o calendário pedagógico da Comunidade Católica Abbá Pai, tenho feito a experiência do sabático programado, sempre nos meses de setembros, quando chega a primavera. Antes da vida vocacional, encontrava o sabá aqui e ali, quando dava.
Essa época de repouso da terra e da escuta é necessária para que os frutos possam ser repensados e sua qualidade avaliada/reavaliada. Viver sem um tempo sabático é viver sem refletir e restabelecer o rumo. Nenhuma pessoa, relacionamento, família e, até, empresa vive bem sua vida sem avaliar e reavaliar sua trajetória. E a avaliação/reavaliação está na capacidade de escutar.
Grandes instituições pagam caras pesquisas de clima para saber a opinião de seus colaboradores e clientes. No amor, ouvir é ainda mais essencial: ouvir o coração, a Deus, aos irmãos ... Quem não ouve não terá a tão necessária “sabedoria” para bem viver. E com diz a canção popular brasileira de Roberto Carlos “se o bem e o mal existem, você pode escolher .... é preciso saber viver”.
Quando chega setembro, sei que tudo será peneirado e repensado à luz da fé, da esperança e da caridade. Então, sei que posso repousar meu coração e apenas ouvir, ouvir e ouvir.
Tempo abençoado este! Tempo de restauração, de discernimento e direcionamento vocacional Abbá Pai. Tempo de confirmação e oração, muita oração. Tempo de colo, colo do Abbá, nosso papaizinho querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário