quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LIMPANDO O CORAÇÃO


A todo momento precisamos olhar atentamente nossos corações. Às vezes surgem pequenos joios que crescem silenciosamente em meio ao belo trigo. Às vezes são rachaduras, imperceptíveis, que esperam apenas mais uma batida para quebrar nossa sustentação. Às vezes são feridas que pareciam pequenos sinais e que, quando vimos, são verdadeiros cânceres de alma.
Nada melhor do que uma boa luz para olhar o coração. Eu encontrei a melhor das luzes e a única verdadeira e plena: Cristo.
Colocar meu coração diante d’ Ele é a melhor e mais importante coisa que faço, entre muitas tarefas e compromissos assumidos. E é o maior investimento para minha saúde emocional e para as relações que mantenho, sejam pessoais, profissionais ou missionárias.
Preciso fazer isso diariamente, nas manhãs, tarde e noites de minha vida. Isso para mim se chama “oração”.
Mas, de tempo em tempo, preciso me retirar e fazer isso com mais cuidado e observação, sem falsidade ou simulação, com misericórdia e honestidade. Isso para mim é o que chamam de “retiro espiritual”.
Agradeço a Deus por ter, desde minha adolescência, aprendido a orar e a me retirar para ir limpando, pouco a pouco e sempre mais, meu coração. A cada limpeza, o sinal da saúde se manifesta na melhor das sensações que já pude experimentar: a paz. Não há prazer, aventura ou conquista, de todas as que experimentei nesses 42 anos de vida, que se compare à paz. O prazer que dela emana tem outro nome e grau, muito mais elevado e pleno do que os demais prazeres humanos. Ele se chama deleite.
Essa paz e esse deleite tem sido a sanidade que me mantém serena na diversidade e a brisa leve que realiza em mim “todas as coisas”, onde quer que eu esteja e em que condição me encontre.
Limpar o coração: a melhor terapia, o melhor remédio – gratuitos, sempre acessíveis e sem contraindicação.

7 comentários:

  1. REFLETI MUITO SOBRE SEU TEXTO E PENSO QUE REALMENTE O QUE PRECISO É DE BOAS HORAS DE ORAÇÃO PARA PODER ENCONTRAR A PAZ TÃO ALMEJADA E VIVER ESTE DELEITE.OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS, SEMPRE TÃO CHEIAS DE SABEDORIA QUE ME INSPIRAM E TRAZEM NOVO ANIMO AO MEU CORAÇÃO.PARABÉNS!LINDO TEXTO MESMO.AMEI!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Camilíssima - rsrsrs - que o conteúdo trouxe ânimo ao seu coração. O próximo texto será sobre "o caminho certo para postar comentários em meu blog", uma dívida que temos com os leitores e uma ajuda sua que tarda, mas não falhará - rsrsrs - "eu creio, eu espero" - rsrsrsr. Abraços, Simone

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Simone, muito bom o Texto, gostei bastante e me fez Refletir sobre algumas conversas nossas..
    O Movimento de Focar no Principal, que no caso é Jesus Cristo não faz com que eu deixe de realizar as outras atividades que tanto gosto, como esportes, aventuras, estudos etc. etc. Mas vivenciando o que você falou, todos estes outros não fornecem vamos se dizer, o mais profundo prazer, em Cristo, as outras atividades são interessantes, mas a medida que o tempo passa as coisas podem passar também, mas essa Paz uma vez sentida não tem como deixar de desejar a mesma sempre mais e mais, porque é a base para todas as outras atividades. Definitivamente quem já provou da Paz que o Senhor presenteia, assim como seu Amor e a sua Infinita Misericórdia na Fraqueza, achou um lugar onde as pessoas não influenciam mais, UFA! AINDA BEM QUE ACHEI! AHHAAHHAHAHAHAH
    Achar não quer dizer possuir, mas que o Senhor me dê sabedoria, que eu me coloque de coração na presença dele e sinha mais e mais sua Misericórdia por mim. Suas Palavras são lindas Simone e inspiram a falar do Amor de Deus por nós e das Obras em nossas vidas!
    FANTÁSTICO! \Õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Diana: que bom que este texto lançou luzes em suas prioridades. As conversas que tenho tido com vcs, as situações que tenho enfrentado diariamente e minhas próprias lutas interiores são o substrato do que partilho neste blog. Obrigada por seus comentários, sempre tão vivos e autênticos. Bjsss, Si

      Excluir
  4. Eu realizo os seguintes passos para Comentar no Blog:

    1- Seleciono meu Perfil, que no caso é o Gmail.
    2- Escrevo as Palavras chaves, e antes de concluir observo se o blog da Simone está como página segura, com pop-us desbloqueados, copio o comentário se o mesmo não ser enviado.
    3- finalizo as palavras chaves e o comentário é publicado.
    OBS:. A página precisa estar como fonte segura, na configuração de cada navegador a solicitação sempre é feita, se não, vá em Ferramentas, Opções, Privacidade ou Segurança e desbloqueie o Blog.
    Espero ter ajudado!
    Beijos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DI. Estava esperando uma ajuda para os leitores que pediram orientação para postar seus comentários e que até já desistiram. Vou colar sua dica em uma postagem especial. Valeu, querida! Bjsss Si

      Excluir
  5. Como é bom se retirar as vezes pra limpar o coração... Minutos de silêncio e solidão são necessário para nosso crescimento. Esse "retiro" de tempos em tempos é essencial.. Pena que nem sempre somos compreendidos nessa atitude. Como não parecer individualista ao necessitar estar só? Beijos

    ResponderExcluir