terça-feira, 2 de outubro de 2012

TEMPO PARA O TEMPO

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.
Eclesiastes 3:1-2

Tenho meditado sobre estas palavras do Livro do Eclesiastes. E tenho colocado minha ansiedade sentada na mesma mesa destas assertivas que denunciam as vaidades humanas e exaltam o desapego, para que o texto deste pregador desconhecido, tradicionalmente indicado como sendo Salomão, o filho de Davi, possa acalmar meu agitado, apressado e covarde coração.
Sim, tudo tem o seu tempo determinado e um propósito. Mas como perdemos aquele contato com a natureza que tínhamos outrora, acabamos por nos acostumar com a rapidez das máquinas que trituram, processam e produzem num tempo programado e desumano e acabamos por esquecer a sabedoria da terra, do mar e do ar.
Nesse mundo artificial, preciso lembrar-me que sou natureza (física, psíquica e espiritual) e que, assim como as sementes, os peixes e os pássaros, minha jornada não é de máquina, mas de criatura, que (acima de tudo) abriga e é abrigada pelo Mistério.
Concluo, desta forma, que meu ritmo deve estar mais para slow do que para fast; mais para as estações do que para as conexões; mais para o olhar do que para o clicar; mais para o ouvir do que para o lincar; mais para o acolher do que para o usar; mais para o ser do que para o ter; mais para o crer do que para o saber; mais para o esperar do que para o adiantar; mais para o amar do que para qualquer outra coisa.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Simone!
    No meu caso, quando percebi que tinha que caminhar para esse Processo, nasceu uma Nova Procura para Aprofundamento na minha Vida Espiritual, esse processo todo que você citou é como remar contra a maré, né? Observo as pessoas e minhas atitudes que contribuem para isso e vejo o quanto remar contra essa maré nos faz crescer espiritualmente e notar detalhes que não notaríamos se não estivéssemos nessa Espiritualidade, muito interessante notar as pequenas coisas que o Senhor nos fala! E saber que É PRECISO aperfeiçoar esse movimento cada vez mais! :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse ritmo tão cobrado. O meu ritmo também, tem uma cadência própria e não quer se acelerar... Na vida, quero uma trilha sonora suave, de preferência instrumental e melódica... Beijos

    ResponderExcluir